sexta-feira, 28 de março de 2008

VISITANDO O SITE DO MEC...

Em visita ao site do MEC me daparei com um "universo" de informações, impossível de quantificar, e de qualificar também.
Por isso, escolhi, dentre elas, um tema na área de Educação Superior - Políticas e Programas na Educação Superior - PRODOCÊNCIA (Programa de consolidação das licenciaturas). Conforme consta no site, referido Programa, criado em 2006, tem como foco a QUALIDADE na formação de professores, priorizando a formação inicial desenvolvida nos cursos de licenciaturas das instituições federais e estaduais de ensino superior.
Pude perceber a ênfase dada à questão da valorização da graduação, com claros objetivos de "elevação da qualidade da educação superior"; "formulação de novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino no país"; "formação acadêmica, científica e técnica dos docentes"; implementação de novas diretrizes curriculares para formação de professores da educação básica.
Chamou-me a atenção a preocupação com a formação qualitativa do corpo docente - necessária, sabemos, para o enriquecimento do processo educativo com um todo, o que, sem dúvida, contribuiria para uma melhor preparação do educando.
Gostaria, imensamente, de ver este Programa ser plenamente implementado (e com êxito). O Programa, da forma como apresentado, e com tão grandioso desiderato, me fez lembrar da leitura que fiz da obra de Paulo Freire ("Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa" ), principalmente no que diz respeito à necessidade de concretização do discurso em prática, em AÇÃO!!!

Site do MEC: http://portal.mec.gov.br/

PEDAGOCIA DA AUTONOMIA - PAULO FREIRE

Paulo Freire, em sua obra "Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa", nos coloca diante da problemática da educação, com ênfase na questão da ética no processo educativo e no reconhecimento, pelo educador, da autonomia do educando, que deve ser incentivada.
A prática educativa deve valer-se da idéia de que o educando é autor de sua história, mobilizado, crítico, pensante: capaz de atuar positivamente na construção da realidade, valendo-se da ética em seu discurso e ação, não se conformando em ser mero expectador dos fatos da vida (sem ingerência na transformação de si mesmo e do próximo).
Ensinar é produzir/construir conhecimento, não havendo identidade com a mera transferência do saber. No processo de aprendizagem, o aprender (apreender) e ensinar caminham juntos, sendo parte de um todo, devendo estar sempre em processo de aprimoramento (uma vez que recriado). É o que poderíamos chamar de "dialética do conhecimento" em que se prima pela afirmação da capacidade criadora do educando (e do educador!). Nas palavras de Paulo Freire: "nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo". (p. 26)
A consciência do inacabamento do ser humano é fundamental para a construção do conhecimento, o qual, distante de qualquer concepção estagnada e rígida do saber (o que seria sua própria negação) reflete, não o resultado, mas o próprio processo educativo - ético e coerente.

Fonte: " Pedagogia da Autonomoia - saberes necessários à prática educativa"- Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra. 2006 (coleção leitura)