sábado, 29 de março de 2008

BLOG: UM RECURSO E UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA

Viva a era da internet! Vocês já perceberam (é claro!!!!), como tudo ficou mais fácil? O acesso a informação alcançou níveis extraordinários! Pois é, nesse cenário não poderíamos deixar de falar do BLOG, principalmente de sua importância na área de educação.
Em leitura ao texto "Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica", de Maria João Gomes, foi possível perceber que os blogs têm sido utilizados como ferramenta pedagógica. Enquanto "recurso pedagógico" os blogs passaram a representar um espaço de acesso a informações especializadas, cientificamente corretas, muitas vezes disponibilizadas por professores; já como "estratégia pedagógica", estes passaram a assumir a forma de espaço de integração (como meio de comunicação) e de intercâmbio e colaboração entre escolas (seja como facilitador no domínio de ensino de idiomas, seja como forma de promoção de debates sobre determinada temática).
A consulta a blogs, na atual "era da informática", é um grande estímulo à reflexão. Justamente por isso, é importante não perder de vista a necessidade de se certificar da qualidade do conteúdo disponibilizado, assim como de sua adequabilidade às diversas faixas etárias.


Fonte: Texto - "Blogs: um recurso e uma estratégica pedagógica" - Maria João Gomes - Universidade do Minho - Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa - VII Simpósio Internacional de Informática Educativa - Portugal - Novembro de 2005.

APRENDENDO NA PRÁTICA

Neste sábado, 29 de março/2008, o "Jornal da Comunidade" publicou, no caderno "Educação & Ciência", a matéria com o título "Aprendendo na Prática". Achei o tema muito interessante, uma vez que realmente acredito que a teoria deve sempre estar aliada à prática no processo de aprendizagem.
A matéria diz respeito ao projeto "Saída de Estudo" que vem sendo aplicado por uma conhecida escola particular da cidade. Nesse projeto, as crianças (embora a atividade possa ser aplicada em diversas faixas etárias) passam a desenvolver atividades lúdicas, afetas ao tema teórico desenvolvido em sala de aula.
Segundos os pedagogos envolvidos no Projeto, um dos objetivos das atividades lúdicas é o enriquecimento da capacidade criativa dos alunos, uma vez que passam a assimilar melhor o conteúdo ensinado em sala. Além disso, tais atividades contribuem para o aumento da auto-estima e da disciplina dos alunos, tornando possível a troca de informações e experiências por meio das atividades de socialização.
Na minha opinião, seria interessante que este tipo de projeto fosse difundido em um maior números de escolas, inclusive nas públicas, haja vista que o resultado poderia ser muito enriquecedor, tando do ponto de vista da produção do conhecimento (pois estimularia o desenvolvimento intelectual da criança), como da integração social dos alunos (que já passariam a exercer a tão falada "cidadania"), uma vez que, percebendo-se inseridos em seu meio, poderiam atuar positivamente no processo de sua própria formação.

Fonte: Jornal da Comunidade - Caderno "Educação & Ciência"- Matéria "Aprendendo na Prática" - Brasília - 29 de março de 2008.