sábado, 29 de março de 2008

APRENDENDO NA PRÁTICA

Neste sábado, 29 de março/2008, o "Jornal da Comunidade" publicou, no caderno "Educação & Ciência", a matéria com o título "Aprendendo na Prática". Achei o tema muito interessante, uma vez que realmente acredito que a teoria deve sempre estar aliada à prática no processo de aprendizagem.
A matéria diz respeito ao projeto "Saída de Estudo" que vem sendo aplicado por uma conhecida escola particular da cidade. Nesse projeto, as crianças (embora a atividade possa ser aplicada em diversas faixas etárias) passam a desenvolver atividades lúdicas, afetas ao tema teórico desenvolvido em sala de aula.
Segundos os pedagogos envolvidos no Projeto, um dos objetivos das atividades lúdicas é o enriquecimento da capacidade criativa dos alunos, uma vez que passam a assimilar melhor o conteúdo ensinado em sala. Além disso, tais atividades contribuem para o aumento da auto-estima e da disciplina dos alunos, tornando possível a troca de informações e experiências por meio das atividades de socialização.
Na minha opinião, seria interessante que este tipo de projeto fosse difundido em um maior números de escolas, inclusive nas públicas, haja vista que o resultado poderia ser muito enriquecedor, tando do ponto de vista da produção do conhecimento (pois estimularia o desenvolvimento intelectual da criança), como da integração social dos alunos (que já passariam a exercer a tão falada "cidadania"), uma vez que, percebendo-se inseridos em seu meio, poderiam atuar positivamente no processo de sua própria formação.

Fonte: Jornal da Comunidade - Caderno "Educação & Ciência"- Matéria "Aprendendo na Prática" - Brasília - 29 de março de 2008.

Nenhum comentário: